COMO FAZEMOS

As aulas no Colégio Laura Vicuña funcionam com manuais e métodos de ensino próprios, procurando sempre adaptar o currículo a cada idade e aluno.

Ensino de Português

No Pré-escolar, os alunos do Colégio Laura Vicuña têm iniciação à leitura e à escrita através de histórias e do treino da consciência fonológica.
Ao longo dos restantes ciclos, o estudo de obras literárias que narram a vida e ilustram a grande aventura cultural do Ocidente ajuda a desenvolver o vocabulário e a articulação lógica de ideias e conceitos. Assim, a par do domínio da gramática, os alunos adquirem a capacidade de pensar, compreender e comunicar.

Ensino de Matemática

GREAT MATH®
O Great Math® é um método próprio, criado pelo departamento de matemática da APECEF e inspirado em sistemas de ensino internacionais bem sucedidos. É um processo “degrau a degrau” que permite trabalhar os conceitos partindo do particular para o abstrato, respeitando as fases de desenvolvimento das crianças.

Ensino de Inglês

O ensino de inglês é diário, intenso e integrado na rotina, desde o Pré-escolar. Propomos atividades como o Teatro e a English Week que ajudam os alunos a aperfeiçoar o domínio da língua. Por esse motivo, traçamos como objetivos para os alunos do Colégio: Completar o First Certificate do Cambridge no 9.º ano;

Devido à aposta no ensino da língua inglesa, o Colégio Laura Vicuña pretende ser uma escola reconhecida por Cambridge para administrar exames em inglês.

Ensino de Outras Línguas

Desde o Pré-escolar que os alunos são preparados para alcançar o nível máximo de fluência em inglês. A partir do 7.º ano, os alunos terão a oportunidade de aprender Espanhol.

Ensino das Artes

Desde o Pré-escolar que o Colégio desenvolve um currículo próprio de artes plásticas, dramáticas e musicais, capaz de proporcionar a cada aluno o treino da expressividade artística e o contacto com as grandes obras que educam o gosto e a sensibilidade.

Ensino de História

Com o objetivo de criar cultura, a disciplina de História faz parte da matriz humanista do programa curricular do Colégio, onde damos especial destaque à História de Portugal. É apresentada a partir da vida de pessoas concretas para que cada aluno compreenda melhor o seu valor e perceba que ele próprio também pode fazer História.

Ensino das Ciências

O Colégio Laura Vicuña aposta numa abordagem que permite aos alunos experimentar o método científico. Dentro da escola, as aulas do 1.º ao 8.º ano são dadas em laboratórios e os professores promovem observações de campo e visitas de estudo. “Do espanto à compreensão” é o lema das nossas Ciências.

Ensino da Religião

Enquanto Colégio Católico procuramos compreender o sentido do homem e do mundo através da revelação Cristã. Os alunos são convocados, através da razão, a compreenderem quem são, o que os rodeia e a verificar o que corresponde às exigências do seu coração na vida.

Ensino de Educação Física

“O corpo obedece à inteligência”. Com este objetivo pretendemos promover a atividade física junto dos nossos alunos, pois encaramos o desporto como um domínio essencial para o desenvolvimento das capacidades físicas e sociais. Fora das aulas, o Colégio Laura Vicuña dá oportunidade aos estudantes de praticarem vários desportos coletivos ou individuais como o ballet, rugby, ténis entre outros.